→ EN 50160 – Power Quality Standard – Norma europeia que define padrões de qualidade, tanto para o fornecedor, como para o consumidor a partir do Ponto de conexão comum ou ponto de acoplamento. Deve ser utilizada aqui no Brasil, como um norte para instrumentos de medição.
→ IEEE nº 519 – Práticas e requisitos de Harmônicos no SEP – Esta norma estabelece limites de distorção harmônica no “Ponto de Conexão”, se baseando na relação entre corrente de curto-circuito e de carga.
→ IEE 1159 – Recomendações para monitoramento de Qualidade de Energia Elétrica – Esta norma instruindo sobre como devem ser realizadas as medições para estudos de qualidade da energia.
→ IEC 61000 – Essa norma está relacionada com os requisitos de imunidade, métodos de ensaio e níveis de ensaio recomendados para equipamentos, com relação a surtos unidirecionais causados por sobretensões transitórias provenientes de manobras e descargas atmosféricas.
→ NBR 5410 / 2004 – Anexo F – A famosa NBR 5410, continua sendo indispensável para um profissional que quer trabalhar com qualidade de energia. Desta forma ela informa como devem ser projetados os condutores de uma instalação que sofrem com distorções harmônicas.
→ Módulo 8 do PRODIST da ANEEL – Resolução brasileira aplicável a distribuidoras que podem ou não repassar para os consumidores. Ela abordará Parâmetros de tensão em regime permanente e transitório, VTCD, Flutuações de tensão, Desequilíbrio de tensão, Harmônicas, variação de frequência e fator de potência.